História

A CONSUL iniciou as suas atividades no ano de 1963 visando o suprimento das necessidades básicas de seus empregados com produtos alimentícios, numa conjuntura de implantação de uma grande siderúrgica e de uma cidade que crescia ao redor dela. E desde então, a CONSUL desempenha com sucesso esse objetivo social, além de gerar emprego, renda e significativo recolhimento de impostos.

É a maior cooperativa de consumo de Minas Gerais e a 4ª do Brasil. Tem atualmente mais de 80 mil cooperados entre empregados da Usiminas, empresas do grupo e conveniadas, além de pessoas da comunidade regional.

Até 1993 era exclusiva dos empregados da Usiminas. Transformou-se então em cooperativa aberta, recebendo cooperados da comunidade, mudando o modelo de gestão e buscando autossuficiência no negócio. Em 1998, a CONSUL inaugurou o Hipermercado CONSUL como loja âncora do Shopping Vale do Aço, sem deixar de operar os supermercados dos bairros Cariru e Ideal na Cidade de Ipatinga. Em 2013 assumiu a Cooperativa Associa na cidade de Timóteo, passando a operar com um supermercado no Bairro Quitandinha, que inclui uma Drogaria.

A CONSUL é uma cooperativa sólida, respeitada pelos fornecedores e parceiros, com cooperados e clientes fidelizados. Os cooperados contam com produtos de qualidade, variedade e preços baixos, além de benefícios do retorno anual das sobras distribuída em forma de remuneração ao capital social e vale-compras, proporcionais ao movimento de cada associado.