Cooperativismo

Toda cooperativa é uma associação de pessoas numa empresa de propriedade coletiva e democraticamente administrada. Um de seus principais objetivos é satisfazer as necessidades econômicas, sociais e culturais de seus participantes.

O cooperativismo é um movimento mundial que busca constituir uma sociedade mais justa, livre e fraterna. A base de sua gestão é democrática através de iniciativas e empreendimentos que atendam aos anseios de seus cooperados.

Sua filosofia é baseada em princípios simples: a liberdade e a democracia, a igualdade entre as pessoas, a autonomia da gestão, a preocupação com a formação e educação de seus membros para a vida, ajuda mútua, intercooperação e o profundo interesse pelas coisas da comunidade.

As cooperativas atuam em vários ramos da economia como agropecuária, crédito, educação, habitação, saúde, trabalho, turismo, transporte e comercialização de produtos para o consumo. Neste setor, se destaca a CONSUL – Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas Ltda.

História

A CONSUL apresenta um panorama sobre o Cooperativismo, setor no qual é destaque

Saiba mais

Princípios

Conheça os princípios do Cooperativismo, linhas orientadoras através das quais as cooperativas levam seus valores à prática.

Saiba mais

Símbolos

Conheça os Símbolos do Cooperativismo e saiba o significado de cada um.
Saiba mais